14 de fev. de 2013

Prazer, laser!

Os nascidos antes da década de 90 devem lembrar como era ir ao mercado no auge da inflação: um funcionário só para passar aquela máquina de mão nos produtos, indicando o aumento de preço. Até que o código de barra salvou as costas desses funcionários. Laser! Nunca se perguntou como se faz a medição de longas distâncias tipo Terra e Lua? Laser! Os bons e velhos CDs e DVDs? Laser!
Laser é luz. Dispositivo que produz um feixe de radiação eletromagnética. É luz quando nossos olhos conseguem enxergar a onda. Pacotinhos de energia (fótons) que estão sendo emitidos de um ponto a outro. E pelas aulas de física do cursinho fica fácil lembrar que o fóton não carrega massa, não anda em linha reta, carrega energia e anda em onda, com crista e vale. É o comprimento da onda que dá a característica da radiação eletromagnética. É óbvio que a explicação é muito profunda, física e com fórmulas, mas a minha intenção não é dar aula de laser, é só para situar os leitores.
Muita gente pergunta se o laser não faz mal, causa câncer ou faz cair um braço. Não. A radiação que faz mal é a que quebra ligação química, e a energia para isto é +- 3,5 a 20V. O laser de baixa infravermelho tem 1,57V. Então, nosso paciente pode ficar tranquilo. Aliás, um queimado de sol certamente é mais nocivo que a luz laser. Seguindo a lógica o sol também é um emissor de energia de um ponto a outro.
Aí ouvimos que a luz LED derruba um avião, luz branca é bom para certo ambiente, a luz laser é para fazer espada de luz...mas afinal de contas, qual a diferença das luzes? Resumindo:
- luz branca: policromática, divergente;
- luz led: monocromática, divergente (basta lembrar do desfile de carnaval, as luzes dos carros alegóricos são luz led, de várias cores);
- luz laser: monocromática, coerente e convergente.
Tá, mas e daí? E daí que essas características do laser é que explicam a ação da luz nos tecidos, e como consequência da interação temos os benefícios: pró-inflamatório, acelera o reparo, ação analgésica, ação anti-edematosa, acelera a cicatrização tecidual. Curioso como tudo isso é possível? Tema para o próximo post.
Porta-Bandeira Carnaval 2013. E a fantasia a la LED.

Nenhum comentário:

Postar um comentário